Vamos abstrair um pouco com os números…
Se 80% dos candidatos inscritos já fizeram a prova ao menos uma vez e, se o número de inscritos está na média de 106 mil por Exame, então o número de candidatos reprovados ao menos uma vez que fizeram a última prova foi de 84.800.
Vamos supor então que essa média de candidatos que repetem a prova (80%) seja uniforme em todos os Exames. Talvez não seja, mas é só uma abstração.
Nas duas últimas provas apenas 15%, na média, dos candidatos foram aprovados. Como o número de inscritos parece ter chegado ao seu teto (106.000, considerando o atual Exame), então, teoricamente, tivemos 31.800 aprovados (teoricamente, e não em números absolutos).
Como o Exame de Ordem acontece 3 vezes ao ano, o número anual de aprovados seria, seguindo essa média, de 47.700 candidatos.
Aqui faço uma pergunta: se o Exame de Ordem passar a ser 2 vezes ao ano, o número de inscritos em cada prova vai subir?
Talvez suba, mas provavelmente será pouco, pois, como mostrado acima, 80% dos candidatos já reprovaram ao menos uma vez. Eles não representam uma adição ao número de candidatos, porquanto não representam novos candidatos, que já podem fazer a prova e sim uma constante, porquanto repetem a prova.
Caso o número de provas reduza para duas ao ano, e o número de inscritos não aumente PROPORCIONALMENTE, o número final de candidatos que conseguirão ingressar na advocacia cairá, em relação a sistemática de 3 provas ao ano, mais ou menos um terço.
Nos dois últimos Exames foram aprovados 31.800 candidatos (não em números reais, mas dentro da lógica aqui seguida), sem considerar o atual Exame, para formarmos a tríade anual completa.
Talvez no próximo período de um ano, contado a partir do próximo Exame, o número de aprovados também seja de 31.800 candidatos, ao invés de 47.700 candidatos por ano (considerando o teto de 106 mil inscritos por prova).
Com essa medida simples a OAB fecha ainda mais um pouquinho as portas para os bacharéis adentrarem no mundo da advocacia. Fecha a porta em um terço, aproximadamente.
Posso estar errado nessa ponderação toda. Minha matemática pode ser completamente furada. Por isso mesmo é bom fazer a ponderação e abrir o debate com vocês.
Segue agora os dados por mim compilados nos últimos 3 anos sobre percentuais e números reais de aprovados em cada Exame.
2008.1 – 39.357 inscritos
Percentual de aprovados em relação ao número de presentes: 28.87%
2008.2 – 39.732 inscritos
Percentual de aprovados em relação ao número de presentes: 30,22%
2008.3 – 47.521 inscritos
Percentual de aprovados em relação ao número de presentes: 27,35%
2009.1 – 58.761 inscritos
Percentual de aprovados em relação ao número de presentes: 19,48%
2009.2 -70.094 inscritos
Percentual de aprovados em relação ao número de presentes: 24,45%
2009.3 – 83.524 inscritos
Percentual de aprovados em relação ao número de presentes: 16,50%
2010.1 – 95.764 inscritos
Percentual de aprovados em relação ao número de inscritos: 14,03%
2010.2 - 106.041 inscritos
Percentual de aprovados em relação ao número de inscritos: 16%







DESESPERO! É isso que estou sentindo… quero engolir todos os livros! AFFFFF, a vontade é de chorar!!!!
É certo que a intenção não é melhorar…
Os bachareis de direito tem que se unirem e fazer uma pressão junto a OAB, pois o que esta acontecendo é uma falta de respeito da OAB com os bachareis, se querem fechar as portas para a advocacia que fechem as portas para as faculdades. É uma vergonha o que estão fazendo, mudam as regras do jogo no meio dele, chega de tanta covardia…
Pela primeira vez li de um bacharel considerações a respeito de fechar “as torneiras” para as faculdades. Permitiu-se que abrissem uma faculdade em cada esquina do país, mercantilizou-se o ensino do Direito, quando sabemos que o Estatuto da Ordem não permite que se mercantilize a profissão. O ensino do Direito foi relevado à categoria de mercadoria. Moro em Salvador-BA e aqui as propagandas de faculdades anunciam no rádio e na TV: “Direito a partir de …”.
Meu padrasto e seus contemporâneos, foram alunos dos maiores juristas Bahia. Nossa terra tem tradição em produzir grandes nomes nessa área. Lamentável essa proliferação de pseudo instituições de ensino jurídico. Não farei considerações sobre as diretrizes do ensino fundamental e médio no Brasil para não perder tempo, mas de maneira resumida, informo que estudei em duas instiuições tradicionais de Salvador e o que vejo hoje são fábricas que atendem a interesses distantes do que se pode chamar de ensino. Que tristeza ver bacharéis cometerem erros de grafia inaceitáveis para uma pessoa que quer advogar.
Outro aspecto que me causa espécie é o fato do bacharel não reclamar da carga de estudo que terá para enfrentar para assumir cargo de juiz, promotor, procurador, mas reclama que a OAB aperta o cerco, que desrespeita os bacharéis etc. etc.. Se disposição legal afirma não haver hierarquia entre advogados, juízes, membros do Ministério Público, porque há de ser menor a exigência para exercer a advocacia? NÃO DFENDO QUE TODA CARGA TENHA QUE SER COBRADA NO EXAME DE ORDEM. Esse preparo tem que ser na faculdade. Certa feita, em sala de aula de curso preparatório, ouvi uma juíza do trabalho que minsitrava aula desse ramo do direito, se referir às aulas de Estágio Supervisionado, como aquelas matérias em que os professores fingem que ensinam e os alunos fingem que aprendem. Ela estaria errada? SALVO RARÍSSIMAS EXCEÇÕES, NÃO. Entendo a angústia de todos face à existência de um exame que deveria ter o objetivo que diz ter, qual seja, lançar no mercado profissionais de qualidade, mas na verdade parece tentar filtrar algo que deveria ser filtrado em etapas anteriores, e aí voltemos às questões referentes às fases inciais da vida estudantil.
Até o momento não mencionei minha situação em relação ao exame, o que faço nas linhas seguintes.
Ao dizer que conheço as angústias de quem foi reprovado, o faço por só ter sido aprovado APÓS O ACOLHIMENTO DO MEU PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO junto ao Conselho Federal. O recurso à banca examinadora originou uma resposta inaceitável. Eu olhava para minha resposta, olhava para o espelho de correção e me indagava o que deveria ter escrito a mais, se o que eu houvera escrito estava no espelho de correção. Foram dias difíceis, foi meu primeiro exame e resolvi ser advogado por vocação. NÃO QUERO SER JUIZ, PROMOTOR. Não quero cargo público. Tenho orgulho de dizer sou advogado, mesmo diante de tantas criticas oriundas da já citada mercantilização do ensino que resultou, em parte, numa situação desconfortável para a classe. Enviei Pedido de Reconsideração, cuja resposta chegou ao meu conhecimento depois de eu ter prestado novo exame, feito as duas fases e ter inclusive me saído melhor que no exame anterior. (Será que se eu obtiver a nota para aprovação, o que se mostra bastante provável, meu nome sairá na lista de aprovados já tendo sido aprovado no exame anterior após acolhimento do pedido pelo Conselho Federal? teremos a inusitada situação de um examinando aprovado duas vezes).
Observem o lapso de tempo que se passou, os gastos que tive, além da comunidade acadêmica, amigos, parentes e colegas de trabalho tomarem conhecimento de um insucesso. É muito desconfortante. ENFIM, O EQUVOCO FOI CORRIGIDO E A JUSTIÇA FOI FEITA. Fui buscar meu certificado no mesmo dia.
Caros colegas bacharéis, pelo que narrei, conheço as expectativas e só posso dizer, NÃO DESISTAM. Eu sou a favor do Exame, mas muito mais a favor de uma revisão no ensino jurídico do país. UTOPIA, dirão alguns. Paciência, digo eu.
Meu querido, o cara que consegue passar em concurso para Juiz, Procurador, Fiscal, qualquer que seja a área no serviço público ele passa sabendo de garantias como a estabilidade, vitalicidade e, o cara que passa na OAB vai ter de ralar nesse mercado que a cada dia fica mais difícil. Isso é balela, uma coisa não tem nada haver com a outra. O problema é que os caras que passam hoje são mais capacitados doque a geração jurássica que perdem a todo instante espaço pois sequer participam de uma palestra. Defender a prova a maioria defendem, agora meu amigo pactua com a injustiça nós operadores do direitos não podemos, aliás, não podemos nos curvar com tanto desmando e injustiça com uima classe renegada, que encontra um político sequer para defende nossos interesses
Vale ressaltar, além da estabilidade, vitalicidade, existe um mero detalhe, uma remuneração que, digamos, não é baixa! Juíz substituto aqui no Paraná ganha quase 10 mil reais…!
A OAB oferece o que para os bachareis após a aprovação? Nada… temos que pagar para trabalhar, e, ainda, pagamos a anuidade mais cara de todos os “conselhos” de classe do BRASIL!
Então a opinião daquele de quem és colega ou está lutando para seres, caso ainda não tenhas sido aprovado, é consideradada “balela”? (sem comentários, leia o Código de Ética)
Apenas confirmando o que dissera antes com relação ao ensino no Brasil:
1/ “…uma coisa não tem nada A VER com a outra”. Verbo HAVER, não se aplica nessa situação.
2/ se a geração que perde é jurássica, deveria ser representada por pessoas de meia, idade. O que se vê entretanto é que os “coroas” passam e muitos jovens são reprovados. Talvez pelos primeiros terem estudado em bons colégios nas suas épocas. Provavelmente por essa e outras razões ligadas à educação doméstica, também não escrevam coisas do tipo “a geração jurássica que “perdem”, se é geração é singular, então PERDE. Assim como a maioria DEFENDE, e não “defendem”
Se estás pensando que isso não conta quando da redação da peça processual, cuidado.
Com referência à busca pela estabilidade, entendo relacionada à falta de coragem para empreender da maioria dos brasileiros. Então vão buscar no estado, bancado pela sociedade, a garantia dos seus subsídios. Para boa parte desses, após a aprovação, os estudos ‘transitam em julgado”, sem falar na arrogância no trato com os advogados e os administrados em geral, que repito, com o suor do trabalho, pagam tributos que remuneram aqueles que ocupam cargo na magistratura e no Ministério Público.
Faz o seguinte, meu caro , seja mais educado e vá estudar mais um pouco.
Em tempo, onde lê-se “subsídios”, leia-se “vencimentos”.
Em tempo (2) – primeira linha – correto = “estás”
– segunda linha – correto = “considerada”
meros erros de digitação.
Ilustre intelectual, nesse caso, sendo vossa senhoria um energumeno e pusilânime, podes errar, aliás, seus erros são erros de digitação. Esse espaço democrática não visa enaltecer vossa senhoria como um doutor das letras. Também cometi alguns erros que entendo serem erros de digitação, na net, amigo paquiderme não temos essa formalidade que você professor tem, ou seja, você é um cara chato que nem sua mulher lhe suporta. Quanto a estudar ou não isso é problema meu, vai dar conselhos pro seus filhos. Por derradeiro, me perdoe por não atender suas expectativas gramaticas.
Ilustre colega Paulo!
Outrora já defendi o exame de Ordem, não pelos motivos hipócritas que a OAB defende, mas, como meio hábil do bacharel mostrar um pouco de preparo, não também como meio de medir capacidade, porque esta mais do que provado de que este exame não qualifica os mais capacitados, tendo em vista que se a prova fosse hoje aplicada a todo o universo jurídico (bacharéis, juizes, advogados etc…) com mais do que certeza afirmo que não seria aprovado 50% e olha lá, não com isso eu queira insinuar de que não existem competência ou apenas os 50% , muito ao contrário, pessoalmente conheço feras do Direito que não passariam, por motivos óbvios, que não vou nem ponderar. Muita gente critica o ensino da faculdades, também não creio nisso, porque faculdade não é meio é fim, não forma profissionais, ensina caminhos, dá luz, por isso o nome aluno, ou seja, aquele que não tem luz. O frande problema e nisso você tem totalmente razão é de que abriram mais faculdades de Direito do que botecos de bananas, em palavras mais elaboradas e nas tuas palavras “mercantilizou-se o ensino”, realmente meu nobre você tem razão. Por isso, ou seja, por essa tonelada de dinheiro que esta sendo gerando por esse sistema cruel inventado pela OAB chamado de exame de ORDEM tem dois motivos principais, quais são fechar o mercado que esta escancarado pelo grade numero de faculdades e o segundo é o enorme mercado que se criou em torno desse exame gerando milhões.
Por todo o acima exposto é que hoje em dia não sou mais à favor do exame, pois não acredito na seriedade e no verdadeiro propósito a que foi criado. Caso eu acreditasse ao contrário de tudo isso eu não seria um ADVOGADO e sim um MERCADOR.
Abraços e Sucesso.
Eu concordo! Acho que deveria haver uma mobilização dos baicharéis em Direito de todo o pais para darmos fim a farça que o Exame da OAB se tornou! A intenção não é sondar os conhecimentos, mas sim de assegurar que somente uma pequena parcela de profissionais formados possa ter acesso ao exercício da profissão.
Que tal boicotarmos o exame, que tal nos unirmos e não prestarmos o próximo exame como sinal da nossa indignação a tanta confusão, falta de respeito e atos arbitrários, evidenciados nos últimos exames?
Aposto os olhos de qualquer torcedor rubro negro que a classe dos bacharéis não tem esse sentimento de união.
Conselho e água se dá a quem pede, mas vou me arriscar a ser criticado ao informar que, se um grupo deixar de prestar o exame, OUTRO MUITO MAIS NUMEROSO o fará.
Já imaginou se ninguém fizesse a inscrição do próximo exame?? Que repercussão não teria em!?
MAURICIO ACHO QUE MATERIAS COMO ESTA EM UM MOMENTO DE TANTA LUTA COMO PELO QUE ESTAMOS PASSANDO PARA ENTRAR NA OAB, NAO AJUDAM…
ATÉ PORQUE TODOS NÓS QUE JA FIZEMOS OU VAMOS FAZER JA SABEMOS DO GRAU DE DIFICULDADE DESTA MALDITA PROVA…
.SOMOS COBRADOS O TEMPO TODO POR PESSOAS QUE NAO SABEM O QUE É ESTA PROVA. E MUITAS DAS VEZES FAMILIA,AMIGOS ,PATRÕES….
ISTO TUDO ESTA PRESSÃO, É DESUMANA ……
§ 3º Na prova prático-profissional, os examinadores avaliarão o raciocínio jurídico, a fundamentação e sua consistência, a capacidade de interpretação e exposição, a correção gramatical e a técnica profissional demonstrada.
E agora eles têm a cara de pau de dizer que retirarão este § por má interpretação e/ou má fé de alguns candidatos… agora a má fé é de que se mata estudando para fazer uma prova e não ter garantia NENHUMA de como ela será corrigida!!!
Faça-me o favor!!!
Mudam! mudam! mudam! e nada muda, continua a mesma ladainha de sempre, nada em nosso benefício, muito pelo contrário, é injusto aprovarmos na primeira fase, e ao reprovarmos na 2ª termos que voltar a estaca zero, uma vez aprovado na 1ª fase, bola pra frente, vamos repetir só a 2ª, pelo menos no decorrer de 12 meses, isso sim, seria justo e coerente!!!.
Abraço a todos!
Professor.
Sera que pelo menos uns 10 mil passam? ou o Sr. acha exagero esse numero em decorrencia desta ultima palhaçada que tem o nome de exame de ordem..
STF – DESPACHA NO PROCESSO N° SS.4321 EM 26/04/2011 PARA O PROCURADOR GERAL DA UNIÃO PRONUNCIAR SE O EXAME DA OAB É INCONSTITUCIONAL OU NÃO NO PROCESSO QUE É PARTE FRANSCISCO CLEUTON MACIEL Em 18/04/2011: “(…) Em atenção ao disposto no inciso LV do art. 5° da Constituição da República e no § 1º do artigo 297 do RISTF, manifestem-se os agravados, Conselho Federal da OAB e Secção do Ceará da OAB, no prazo de 5 (cinco) dias. Após, com ou sem manifestação, remetam-se os autos à Procuradoria-Geral da República, para parecer (CF, artigo 103, § 1º), em igual prazo. Publique-se. Int
Eu aposto e tenho certeza que a prova ficará mais difícil. A ideia de diminiur de 100 para 80 questões é um indicativo claro de aumentar o tempo de resulação da prova pelo bacharel justamente porque ficará mais difícil. A OAB não dá “murro em ponta de faca”, fiquem ceetos.
Eu não aguento mais tanta falta de respeito com o bacharel
Olha eu fiz 5 provas da OAB, passei em 4 na primeira fase, será que alguém que fez 5 provas difíceis como tem sido as provas da OAB e tenha obtido êxito em 4 delas não tem condições de passar na segunda fase por falta de capacidade?
Em todas as 4 vezes que passei na primeira fase fiz cursos pra segunda fase, e não foi qualquer curso fiz duas vezes presencial e duas vezes o curso Renato Saraiva que é Excelência na matéria trabalhista que escolhi.
Assinei e assisti 3 vezes cada aula inclusive de súmulas e todas as demais disponibilizada pelo curso.
Não faço outra coisa que não seja estudar.
Como que falam que os alunos não passam porque não tem capacidade.
Eu vou me matar, como fazem aqueles que tem vergonha de não passar no vestibular.
Na minha casa todo mundo fala, encalhou de novo na segunda.
Aí você explica o que houve, mas eles não tem noção e acha que a culpa é sua.
No dia dessa ultima prova eu só não joguei o carro na frente de um caminhão, porque tenho uma filha, e pensei muito nela.
É uma coisa desumana que estão fazendo uma prova como aquela não avalia conhecimento, e sim os nervos do candidato.
Nenhum advogado em inicio de carreira vai sair abraçando causas aos monte.
Portanto é absurdo cobrar uma prova como foi a de trabalho.
Cara LENE,
Calma!! Não se desespere!!
Confie mais em Deus…
Entendo a dificuldade que vc esta passando em sua vida neste momento.
Mas lembre-se que eh apenas uma fase da sua vida.
Certamente, vc ja passou por dificuldades em sua vida, seja elas qual for, e serviram de amadurecimento para vc estar forte ai hoje, digo forte, pq vc teve forças para enfrentar 5 vezes esta prova, signidia que algo vc aprendeu na sua vida atraves das dificuldades, e isto te faz não desistir.
Tentar se matar por causa de uma prova…..
Pelo o amor de Deus, quantas pessoas estão num leito de hospital, lutando pela vida, com cancer, respirando por aparelhos….
E vc, com saude, familia, filha, ja tentou se matar….
Pelo o amor de Deus…
Avalie como vc chegou viva e com saude ate aqui e pense se vale a pena “se matar” por causa de uma prova.
Que Deus te abençoe.
Boa sorte.
Só não entendo uma coisa: pq só os bacharéis em Direito são submetidos a uma prova desse tipo para terem o direito ao exercício de sua profissão???
Isso não fere o pcp da isonomia???
Clamemos por justiça!!!!!!!!!!!!!!
Meus amigos e amigas, lembrem-se a oab pode tudo, acredito que o próximo quesito para passar virá com o próximo provimento (arrumadinho) determinará que cada estudante deverá comer 1/2 kg de fezes, para ser aprovado na primeira fase, mais 1 1/2 para passar na segunda. Garanto a vcs que muitos inclusive esse que escreve comerão.
Sendo as fezes oriundas dos conselheiros da oab, fezes nobres, enriquecida com as inscrições anuais ou melhor quadrimestrais dos estudantes comedores de fezes.
Que venham as fezes, estaremos preparados para comê-las. Abraços. Paula Nokhu
Dr. Mauricio, na minha humilde opinião, qualquer que seja a mudança, os bacháreis sempre serão prejudicados, de uma forma ou outra, creio que o número de aprovados será o mesmo, independente de ser 01, 02, 03 ou 04 provas por ano, pois acredito muito que essa prova serve pura e simplesmente para controle de mercado, onde aprovam e desaprovam como bem querem. Sendo assim, um dos prejudicados com a diminuição de provas por ano, creio mesmo que sejam os cursinhos, os quais se aproveitam de toda essa situação, nada contra eles, mas enfim………Minha singela opinião. Grande abraço.
Sinceramente nunca vi uma categoria tão desunida quanto a dos bacharéis em direito, não fazem um protesto sério, não se articulam na intenção de barrar tamanha covardia da OAB. Só sabe reclamar. E quando passa esquece tudo e fica feliz, não lembra que a injustiça continua. Não sou contra o Exame e sima maneira como vem sendo tratado.
Antigamente qualquer movimento politico e reivindicatório que havia sempre tinha como base os estudantes, bachareis de direitos e advogados, hoje não. GALERA onde está aquela determinação de brigar pelos direitos? Enquanto não houver uma forte paralizaçao em frente todas as seccionais, chamar tv, rádio etc. nada vai mudar.
Concordo totalmente com o Flávio. Flávio, pq não organizamos alguma coisa por aqui? Sem dúvida esse é o maior ponto de encontro dos candidatos ao exame. Podemos criar um e-mail, organizar uma manifestação com participação da imprensa, enfim…o que os bachareis acham ?
OLÁ PREZADOS(AS) SENHORES(AS) BACHARÉIS EM DIREITO, BOA NOITE!
ESTOU CONVICTO DE QUE O EXAME DA ORDEM TENDE CADA VEZ MAIS SE TORNAR DIFICIL, EU DIRIA QUASE IMPOSSÍVEL CONSEGUIR A TÃO SONHADA CARTEIRA DA ORDEM DOS ADVOGADOS.
O PIOR DE TUDO É OUVIR DE DETERMINADOS ADVOGADOS O SEGUINTE: O EXAME DE ORDEM É FACIL, A MATÉRIA DAS PROVAS FOI VISTA DURANTE O CURSO DE BACHARELADO.
ESTOU TENTANDO RELAXAR P/NÃO ENTRAR EM DESESPERO.
BOA SORTE A TODOS…
OLÁ DR. MAURÍCIO, AGRADEÇO PELAS INFORMAÇÕES E SOLIDARIEDADE COM TODOS OS BACHARÉIS EM DIREITO.
EU PARTICULARMENTE GOSTARIA MUITO QUE O EXAME DE ORDEM FOSSE APLICADO A CADA 02(DOIS) MESES.
SOMENTE ASSIM, A ANSIEDADE NÃO SERIA TÃO GRANDE.
índice de aprovação de civil: 3%
índice de aprovação de trabalho: 4%
Alguém duvida?
Só vai acontecer algo na hora que um pai de familia, alguem surtar e fizer alguma besteira grande!
A mídia nada fala. A corrupção relacionando OAB e pessoas de dentro??? Ninguem mais falou.
O bacharel esqueceu!!!!!
o STF vai se pronunciar quando? Nem Deus sabe porque lá nem Deus deve colocar o pé.
Esperar uma ação séria da OAB? Está mais facil Jesus Cristo aparecer novamente na Terra. ( sem querer ofender cristãos ou até mesmo quem não é religioso).
Se fosse em qualquer país de primeiro mundo acontecendo uma zona, uma anarquia dessa… O P já tinha quebrado a muito tempo.
Na frança não é traficante que coloca fogo em onibús não, é estudante que não aceita aumento nem de um centavo no ónibus e metrô. Imagina se a classe de Advogados de lá resolve fazer festa com o dinheiro do Bacharel!!!!!
OLHA AMIGOS, REPISO MAIS UMA VEZ, DEU XABÚ NESSA PROVA. E NÃO VEM COM ESSA DESCULPA DE DIZER QUE O ESPELHE ESTAVA EM DESACORDO NÃO. UMA COISA MUITO SÉRIA E GRAVE ACONTECEU. PODEM ACREDITAR, NESSE EXAME DEU XABÚ MESMO. E OUTRA , OLHEM PARA A LÓGICA, QUE MANÉ DE PAPO É ESSE DE PADRÃO DE RESPOSTA ERRADO, ORA O PRÓPRIO NOME JÁ DIZ, É PADRÃO, OU SEJA HÁ UMA UNIFICAÇÃO NAS RESPOSTAS, UMA PADRONIZAÇÃO. PROFESSOR MAURÍCIO QUER UMA DICA, QUANDO TIVER PERTO DO DIA 20/05 A OAB-FGV VAI JOGAR A TOALHA E DIZER REALMENTE O QUE ACONTECEU. ESSA PROVA SERÁ ANULADA, GUARDE BEM ESSE POST PROF. MAURÍCIO. O XABÚ DESSA VEZ FOI GRANDE VIU,,,,,,,,,O QUE O SENHOR ACHA? HÁ, O SENHOR LEMBRA DO MEU POST NAQUELE DOMINGO , NA PROVA DA OAB 2010.2, SEGUNDA FASE, LEMBRA QUE FALEI QUE TINHA DADO XABÚ NO SISTEMA DA FGV??LEMBRA? OLHE NO SEU HISTÓRICO, E VAI ENCONTRAR……….
Dr. Maurício acredito que a recorreção se deve ao número de reprovados nesse exame que deve ter sido o maior de todos devido a prova de trabalho pois como sabemos grande parte optam por esta área para segunda fase. A OAB não ficaria contete (R$) com um número de reprovação tão grande e tbm iria gerar mais polêmica, com a recorreção acredito que utilizaram novos critérios de correção ou para todos ou para a turma que fez trabalho.
No exame anterior manipularam o espelho/critérios para reprovar mais e manter a já tão óbvia reserva de mercado e o número de aprovados ficar aproximado do “habitual”, neste o número de aprovados deve ter sido drasticamente abaixo do normal e estão mais uma vez manipulando o resultado pelos mesmos motivos, a única diferença é que desta vez muitas pessoas irão se beneficiar (viva!) mas não por generosidade a nós pobres mortais mas sim por conviniência (R$) e se isso não for manipular resultado não sei mais o que é…
Mariana Lucindo (77 de abril de 2011 às 17:51), esse tipo de discussão não faz mais sentido, aqui mesmo no Blog isso já foi discutido á exaustão e não fere coisa nenhuma. E mais: você anda meio desatualizada, pois não é só bacharel em direito que é obrigado a fazer exame para poder exercer a profissão se aprovado.
A OAB mata dois coelhos com uma cajadada só, veja bem, dois exames anuais a uma inscrição de R$ 200,00, como exemplo, 84.800 inscritos gera um total de R$ 16.960.000,00.
É claro que isso só é um exemplo, pois o numero de inscrições será muito maior.
Portanto, um coelho é o controle de mercado, serão mais reprovações, e com isso, menos advogados no mercado de trabalho. O segundo coelhinho, mais gordinho, é a arrecadação em reais, muito mais vantajosa !
Estamos de pés e mão atados ao modo arbitrário de controle da entrada de advogados no mercado de trabalho.
Vejo um aspecto positivo. Sendo o exame da OAB uma simples reserva de mercado e tendo eles “aprovado” cerca de 45.000 bachareis por ano em 3 provas, ao reduzir-se para 2 provas anuais, mantendo-se a reserva, o percentual dos “aprovados” deverá subir (se agora são 15% a cada certame, podera subir para 22,5%).
Boa noite.Colegas bacháreis,peço licença para levantar uma hipótese: Há sim um número real, guardado a sete chaves,acima deste número se faz o corte em massa.Detalhe muda o eixo da terra,mas não se admitirá tal suspeita. Afinal que são alguns míseros milhões de renda anualmente? E o que dizer do jargão mais famoso: Em ” defesa da sociedade” deve se realizar a reserva de mercado.?
QUEM FEZ DIREITO CONSTITUCIONAL? NA MINHA SALA 93% OPTARAM POR DIREITO DO TRABALHO. EU FUI O ÚNICO A FAZER DIREITO CONSTITUCIONAL NA SEGUNDA FASE, E AÍ SERÁ QUE SOU UM DOIDO OU UM VISIONÁRIO? O QUE ACHA DR. MAURÍCIO.
Mera opção!
Quando você vê uma placa de associação de advogados que cobra R$50,00 (cinquenta reais) para defender qualquer causa, ou planos de assistência judiciária ao valor mensal de R$9,00 (nove reais), mesmo sendo um bacharel, defenderá o exame de ordem !!!
Fora isso, diversos bacharéis declaram aqui o seu ódio a OAB, você deixaria quem te odeia entrar na sua casa ?
Pensem a respeito.
Pessoal acha que a vida de advogado é maravilhosa…
Acho que os Bacharéis deviam se unir e boicotar ao menos um exame de ordem, então a OAB teria prejuízo financeiro, e isso é o que não quer! né mesmo?
oh meu pai!! axo que vou precisar de terapia depois que passar na oab!!!!!!! que estress!
Eu também acho que nessa prova 2010.3 a cortina caiu.
Na primeira fase a OAB se safou, mas gente, publicar o gabarito 2 meses depois da prova me parece coisa de quem não tem gabarito a ser apresentado.
Gente é uma FGV, se esta instituição faz uma prova e não sabe a resposta das perguntas que ela mesmo elaborou, meu deus, não é o ensino superior que está uma vergonha como a OAB prega. Para nós a vergonha está na própria instituição ” Ensino Superior”.
Para ter aprovação é preciso tirar nota mínima que é 6,0 ….. qual a dificuldade em corrigir essas provas?
Corrigí-las nenhuma, mas justificar respostas de uma prova para concurso de JUIZ……..ah, isso tem que ter fundamentação no mesmo nivel.
Será que a FGV não tem???? Será que desta vez vão ter que anular questões????
Quem deveria fazer a defesa seria o respectivo órgão de classe, que permite a banalização dos respectivos valores dos serviços a serem prestados.(Onde está o órgão de classe para coibir tais ações? Cade a coragem para enfrentar os referidos planos? Por gentileza não venha culpar os bacháreis por tal descalabro .
[...] Será que as portas da aprovação serão fechadas um pouco mais? [...]
Dr Maurício, acho que essa matemática que você vez não esta correta, pois o número de incritos irá aumentar com certeza, ocorrerá um acúmulo de alunos face a distância de um exame para o outro, vejamos, as faculdades formam alunos a cada semestre, pode ser uma prova em setmbro e ou em fevereiro, possibilitando os que se formam em dezembro, bom, isso é só uma expeculação, temos que agurdar para ver.Abraços.
Não vai aumentar não. Tem um link na matéria que remete a um cálculo prevendo exatamente isso. Dá uma olhada.
[...] Com essa medida teremos uma provável redução no número anual de novos advogados na ordem de 30% – Será que as portas da aprovação serão fechadas um pouco mais? [...]