OAB poderá divulgar dados estatísticos completos do IV Exame de Ordem

Recebi uma ligação de um representante da OAB sobre a última postagem - OAB omitiu os dados de aprovação do último Exame de Ordem divulgados pelo Portal IG - e fui informado que a lista completa de desempenho das instituições de ensino no IV Exame de Ordem Unificado, incluindo aí os dados dos estudantes do 9º e 10º semestres, não foi divulgada por conta das várias reclamações que a entidade recebeu quando da divulgação da lista do Exame 2010.3.

Na época faculdades que ainda não tinham formado nenhum bacharel sentiram-se prejudicadas por terem sido incluídas na relação de 90 faculdades cujos egressos fracassaram integralmente na prova.

Entretanto, na próxima 6ª feira, quando da reunião da Comissão do Exame de Ordem, em Teresina/PI, a OAB vai deliberar sobre a divulgação dos dados integrais do Exame de Ordem. A ideia seria a de divulgar uma lista somente com os dados dos bacharéis, e outra, com os dados completos dos participantes em cada prova.

É preferível que seja assim.

A OAB, ao divulgar a lsita de aprovação por faculdades, não estabelece NENHUM juízo de valor sobre a qualidade ou não de qualquer instituição. Dados estatísticos são números, meros números, e falam por si. Compete à sociedade valorar o significado deles.

É importante ressaltar que os acadêmicos em Direito só podem fazer a prova por conta de uma liminar em uma ação civil pública ajuizada pelo MPF/ES. Se não fosse por isso, a Ordem impediria os estudantes de se submeterem ao Exame.

De toda forma, os dados precisam ser divulgados integralmente. Vai incomodar alguns aqui e acolá, mas é melhor a transparência do que a obscuridade.

Por Maurício Gieseler em 27 de setembro de 2011 às 16:37

Categoria: Notícias sobre o Exame

29 Comentários para “OAB poderá divulgar dados estatísticos completos do IV Exame de Ordem”

  1. F Batista de Manaus AM disse:

    Existie uma maquina de fazer dinheiro mais atrapalhada que a oab/fgv que não consegue elaborar 80 questões com os seus respectivos gabaritos corretos, sem levar em consideração a bagunça chamada de 2ª fase, a exemplo o exame 2010.2, mais amplamente divulgado na mídia.

    Nem juiz, nem desembagador resolve nada.

    Vamos esperar pelo stf, tomara que não aconteça o que aconteceu com os antigos moradores da raposa serra sol (decisão), conforme reportagem da globo.

    No entanto o stf está só adormecido.

    • Poxa pessoal! Vcs só reclamam… Se estudar mais, passam. O exame tem que continuar, e vai. Querendo vcs ou não… Por isso, estudem. Tenho certeza que lograrão êxito. Todos possuem capacidade. Chega de tentarem o “jeitinho brasileiro” em tudo. Mais uma vez, ESTUDEM!! ESTUDEM!! ESTUDEM!! Esse é o segredo.

      Não vou entrar no mérito de possível desvio de dinheiro, de arrecadação ilícita, enfim… O que realmente importar é ESTUDAR e passar! Quer discutir sobre esses problemas?? Ok. Acho super válido. Mas faça isso com a sua carteirinha na mão… Sejam mais inteligentes.

      Se não conseguiram ainda, ESTUDEM mais! Mas ESTUDEM!! Essa é a “fórmula secreta”!…

      • Faço uma pergunta. Você não deveria estar trabalhando em vez de ficar pedindo para bacharéis estudarem. Ou vc tá com cú na mão, ou com o burro na sombra.

    • disse TUDO!!!!!

  2. Está na hora de acabar com a festa da OAB, se Sr. Ophir faz corrupção dos dados estátisticos, o que ele não é capaz……..

  3. Augusto Freitas disse:

    O STF dará sim a resposta adequada ao problema declarando inconstitucional a prova. É o q precisa ser feito para q o MEC depois assuma a responsabilidade. Penso q todos querem uma solução justa para isso. E a solução passa necessariamente pelo reconhecimento pela Suprema Côrte da inconstitucionalidade da prova. Se fosse aplicada para os que já possuem carteira, inúmeros, se não a maioria, seriam reprovados. Se medisse ética, respeito e caráter, ídem! Essa é a verdade que precisa ser dita. Aferição PELO MEC sim. Exame de ordem inconstitucional e de reserva de mercado feita pela OAB é inaceitável.

    • Jorge Fernando disse:

      Quando for aprovado, se for, mudará seus pensamentos.

      O exame deve ser mantido sim. Não digo a forma como é feito, mas há necessidade de se medir a capacidade do candidato.

      Hoje nenhuma faculdade particular tem capacidade de formar advogado. E aliás, o curso é de bacharel em direito e não de advogado.

      Também questionei muito a fgv quando fui reprovado na prova 2010.2, mas os questionamentos eram devido a incoerência das questões e não sobre a constitucionalidade ou não do exame.

      Fui aprovado em 2010.3, continuo achando necessário o exame. Trabalho há 7 anos com advocacia e vejo muito advogado sem preparo algum. ex: uma advogada alegando esses dias que seria presa por não pagar as prestações do seu carro.

      Ora! a muito a prisão civil por divida (exceto alimentos) não é mais cabível. Detalhe, quando ela se tornou advogada, não era necessário exame.

      Agora peça pra ela e muitos outros que são advogados fazer o exame e verá se ela realmente tem capacidade para lhe dar com processos complexos, defender a liberdade de alguem.

      Além o exame, sou a favor de uma “reciclagem” no mínimo de 10 em 10 anos à título de atualização.

      faça com eu, entre pela porta da frente.

  4. Boa noite Dr Maurício,

    É possível informar a quantidade de questões por matéria neste ultimo exame?
    Desde já agradeço.

  5. Dr. Maurício

    Será que o resultado dos recursos sai antes do previsto?
    Fiz D. do Trabalho, mas fiquei por 0,4, todavia, eu acertei a questão 3 – B e recebi nota zero.
    Ademais, a questão 4 – A, também acertei, inclusive, coloquei o artigo do gabarito fornecido pela FGV; quanto a letra – B, coloquei o entendimento da Dra. Vólia Bonfim, eis que também há várias jurisprudências, como a mais recente, RR do TST (12/08/2011), onde o Tabelião deve responder por empregados passados e presentes dos respectivos cartórios, ou seja, não delega tal obrigação ao Estado. Eu concordo plenamente com esse posicionamento, vez que, o tabelião pode contratar, demitir, ajustar salários, tem liberdade para se auto administrar etc., deste modo se equipara a uma empresa privada, devendo, desta forma, ter não só DIREITOS, mas também, ‘OBRIGAÇÕES.
    Quando se fala em responsabilidade do Estado é a mesma coisa que dizer que quem assume a dívida é o cidadão, através dos tributos pagos.
    Vê se consegue alguma informação através de sua influência, e manda notícias, pois o senhor não comentou mais nada sobre os recursos.
    Um grande abraço, e meu muito obrigada.
    Obs: desculpe a informalidade, mas eu entro tanto no seu blog, que parece que estou falando com um amigo.

  6. Olá Pessoal.
    Bem, novamente relembro que o mérito para uma Instituição de Ensino, seja Privada ou Pública que a OAB ou FGV tem publicado é equivocado, pois mais de 95% dos alunos aprovados fazem cursinho preparatório, ou seja, mera ilusão achar que uma Federal tem o melhor ensinamento.
    A OAB/FGV deveria colocar uma opção perguntando se o aluno fez ou não cursinho e quantos vezes fizeram.

    Obrigado!n

  7. Boa noite Dr. Maurício, a lista já foi publicada no site do globo.com,

    (http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2011/09/veja-o-desempenho-das-faculdades-de-direito-no-exame-da-oab.html)

    um abraço.

  8. …sonhar (pela inconstitucionalidade) não custa nada…

    Acorda e vai estudar…

  9. Queridos, que tal parar de debater e começar a estudar para passar de uma vez por todas nesta prova e mostrar que é bom naquilo que faz, ao invés de tentar se “beneficiar” com o fato de não fazer o exame. Tudo é muito simples, que é bom faz a prova e passa. Quem não é, fica arranjando um meio para se esquivar. E caso esta prova venha a ser banida de uma vez por todas, é pura ilusão achar que as coisas irão ficar mais fáceis, muito pelo contrário, pois iniciará a divisão advogados aprovados pela ordem e advogados sem o respaldo da ordem, e sinceramente, quem sairá perdendo serão vocês, os sem prova da ordem!

    Att.

  10. Carlos Alberto Sandrini Silva disse:

    A maior prova de que o exame de ordem é feito para reprovar é o fato de ser impossível alguém responder a prova de segunda fase utilizando o rascunho fornecido pela fgv.
    É impossível. É pegadinha para os novatos que não fizeram cursinho. É armadilha!!!
    Desde quando cursinho ensina advogar? Cursinho ensina a passar no exame, a fugir das pegadinhas!! As faculdades não se preocupam a ensinar macetes para fugir das pegadinhas da OAB!!

  11. Este MPF/ES é totalmente irresponsável por conta desta liminar. Encheu mais a OAB de dinheiro, e fudeu com todos os Bachareis. O bando de incompetentes. se não cassar esta liminar o exame vai continuar esta zona.

  12. mauricio não abandone os que entraram com recurso!
    vc comentou que o padrão de resposta de algumas provas ia mudar…mas depois não falou mais sobre isso!
    eai? alguma novidade????

  13. “…mas é melhor a transparência do que a obscuridade”.

    ha ha ha, tá dizendo isso pra quem? a OAB não se importa com esses termos não….

    Acorda

  14. AHHHH… pelo amor de Deus, parem de chorar e vão estudar!
    Ass. Um estudante do 10° período recém-aprovado no exame com muito estudo e sem chororô.

  15. George A.F.Gessário disse:

    Se for pra formar de fato advogados creio q o curso de direito deveria durar 10 anos ou ao menos manter os 5 anos e ser cursado em turno integral, creio q a prova em si não opera o fenômeno de tornar alguem preparado pra advogar.

  16. Não adianta ! o STF vai julgar constitucional o Exame ! tenho contato com gente que atua junto a dois Ministros do STF – pq são profs onde estudei – e conhecem a posição de alguns outros .Tirando um ou dois ministros , a ampla maioria vai ser favorável ao exame…

    O exame tem é que melhorar , ser mais justo…etc…

    • Falo a Mãe Dina !!!! ….Julgar pela costitucionalidade em face da OAB/FGV, para o STF é o mesmo que pedir o suícidio. É declarar a parcialidade da corte, e afirmar que a OAB é o quarto poder. E a sociedade ?? vc já pensou nela?? qual o argumento???. Meu amigo o seu achismo é que irritas pessoas que conhecem o teor do recurso. Larga mão de ser vagabundo vai lá e lê cacete. Ce você achar coerente a constitucionalidade, parabéns você é um belo ADEVOGADO !!!!

  17. [...] A OAB acabou de divulgar os dos estatísticos completos do IV Exame de Ordem, tal como avisado pelo Blog no último dia 27 – OAB poderá divulgar dados estatísticos completos do IV Exame de Ordem [...]

  18. BEN4DITO RODRIGUES SANTIAGO disse:

    Até quem não tem nada a ver com a discussão tem tirado onda e trepudiando com os que tem, estão opinando. Tudo bem, a questão do exame de ordem, não é a aplicação do exame em si. É claro que,” se estudar, passa”,mas, creio que o problema todo está na legitimidade à aplicação deste exame.Será mesmo que o Estado, omisso, deixaria tanto poder para OAB, desconsiderando, inclusive, os preceitos constitucionais ? Sim, pois pelo que sabemos, todas as demais normas devem obedecer ao poder de nossa lei maior, Constituição Federal , pois ,tudo aquilo que estiver em seu desarcordo, não pode ser recepcionado, devendo desta forma, caso, ainda em vigor, tornado nula toda a sua eficácia no mundo jurídico.

  19. prova justa !!!!!!!!!!!!!!!onde ignoraram4 questões minhas e nem ai ao recursos me poupem e ainda um blog publica antes deles aí tem coisa gente !!