advogado-oab-“O Curso de Direito se banalizou”, declarou o presidente do Conselho Federal da Ordem dos advogados do Brasil, Marcus Vinícius Coelho. O presidente explica que essa banalização é resultado do aumento súbito no número de faculdades de Direito em todo o país, responsável por formar cerca de 60 mil novos advogados anualmente, lutando por um espaço no mercado de trabalho.

    Por parecer algo simples ou até mesmo banal, o planejamento de carreira em longo prazo tornou-se uma prática rara entre estudantes e profissionais. O que poucos sabem é que um planejamento é uma etapa fundamental para alcançar o sucesso.

    Para a advogada Lara Selem, consultora especialista em planejamento estratégico e professora do CERS Corporativo, um plano de carreira exige sacrifício. Segundo ela, “não nos colocaremos à disposição dos nossos sonhos sem dor”. No caso dos profissionais do Direito, o planejamento tornou-se ainda mais importante.

    Leia também: A maior promoção de todos os tempos para a OAB

    E a primeira etapa para ser um superadvogado, é a aprovação na OAB. Qual o esforço que você está dedicando para esta etapa da sua preparação? Os planos, objetivos e metas são de responsabilidade de cada pessoa. Para isso, organização e gerenciamento do tempo são habilidades essenciais para quem busca a carteirinha.

    Diante da necessidade de gerir o tempo, Christian Barbosa, especialista em gerenciamento do tempo e produtividade pessoal e professor do CERS Corporativo, elenca 5 estratégias para quem deseja otimizar a sua produtividade.

    Pare de achar que não tem tempo:

    Aprender a gerir seu tempo pode começar com uma simples mudança de hábito. “Se você quer começar a ter mais tempo mude, primeiro, a forma como expressa isso no seu dia a dia. Você perceberá que, na verdade, você tem tempo sim, só que às vezes não enxerga isso, porque acaba se bloqueando”, explica o especialista. Experimente mudar o discurso e observar com mais propriedade os momentos que tem para você.

    Separe um tempo para você:

    Christian alerta que se você não se coloca na agenda, o que vai acontecer é que sua energia, sua disposição, sua motivação será drenada e com isso terá menos foco, produtividade e concentração para executar suas atividades. O especialista afirma: “quando estiver mais esgotado, mais cheio de atividades é nesse momento que precisa acrescentar algo que só você pode fazer por você: um esporte, um hobby, uma meditação, um filme, etc”.

    Planejamento na medida certa:

    Atualmente, a reposta para todos os problemas tem sido o planejamento. Mas, de acordo com o especialista, é preciso ter cautela. “Quem planeja demais acaba perdendo a flexibilidade, a espontaneidade, a liberdade. Planejar é fundamental, essencial e algo que você deve fazer constantemente, porém se você lota sua agenda, se não tiver antecipação de eventos, se não deixar buracos para você ou para urgências vai se prejudicar mais cedo ou mais tarde”, alerta.

    Beba água e se alimente bem:

    Coisas simples fazem a diferença para na sua produtividade, por exemplo: tomar mais água ao longo do dia e comer de três em três horas ajuda na sua concentração, no seu foco e execução.

    Aproveite todo o tempo que dispõe:

    Trânsito e momentos de espera em clientes, consultórios e filas são períodos que você, teoricamente, não faz nada. Se pararmos para pensar, esse tempo pode ser muito útil. A recomendação do especialista é que você comece a aproveitá-lo. “No carro, por exemplo, você pode comprar áudio livros, CDs de curso de inglês, espanhol ou até mesmo baixar o MP3 de vídeoaulas que você ia ver pela Internet e ouça no carro. Você pode andar com um caderninho ou tablet e na sala de espera do médico começar a rascunhar os passos do seu objetivo. Comece a observar esses momentos e encaixar algo produtivo neles”, conclui.

     

    Você pode se interessar por:

    CURSOS PREPARATÓRIOS PARA OAB – 1ª FASE DO XXI EXAME DE ORDEM

     

    Share.