Olá, OABeiros!
Como anda a preparação? Estão com gás total? Esperamos que sim! Mas sabemos que, nesse período de isolamento, nosso psicológico tende a ficar abalado. O cenário de incertezas costuma nos deixar inseguros, não é mesmo?! Seja para quem está realizando o Exame pela primeira ou pela décima vez, é um momento que causa ansiedade em todos.
Não saber se haverá a realização do Exame ou até a possibilidade de ser online, cada suposição nos deixa cada vez mais aflitos. Por isso, nós preparamos esse material com algumas dicas para que você não perca o foco e mantenha a calma nessa fase.
Vamos juntos!
1 – Combata a cultura do imediatismo ?
Saber esperar não é uma questão genética, não nascemos com esse verdadeiro “dom”, é uma questão cultural, de aprendizado construído ao longo do tempo. É certo que conhecemos pessoas com mais paciência que as outras, mas não há nada que não podemos aprender, não é mesmo?!?
Assim, quando começamos a estudar para a OAB, é fato que queremos passar logo. E quem não quer? Além disso, a cobrança familiar, dos amigos e afins dá uma reforçada na pressão psicológica. Quem não tem um amigo, primo ou conhecido que passou de primeira? Isso reforça ainda mais a necessidade de aprovação imediata. No entanto, é importante aprendermos a desenvolver a consciência de que o Exame de Ordem é um projeto de médio prazo.
Se você não construir essa percepção, à medida que o tempo vai passando, a frustração vai aumentando. Logo, faz-se necessário um planejamento de estudos detalhado e, o mais importante, viva o presente, desapegue dos resultados e dê o seu melhor agora.
2- Planejamento estratégico de estudos ?
Um bom planejamento de estudos não dura um dia ou uma hora, pode durar meses. Como assim, não é perda de tempo? Não é melhor começar a estudar imediatamente todo o assunto que puder? Não! Pode ter certeza que será a maior furada. Um bom planejamento de estudos é a materialização da sua preocupação com o futuro. O caminho é estudar com qualidade, baseado em um plano. Muito ansioso para ter em mãos a sua tão sonhada carteirinha da OAB? Então, cumpra o seu planejamento.
Você consegue fazer isso sozinho? Se sim, já é um ótimo caminho a ser percorrido. Caso contrário, procure ajuda, seja de um amigo ou de um professor. Por isso, a importância de seguir o cronograma, já inserido em nossos cursos e que foi pensado e elaborado objetivando sua aprovação.
3- Acredite que você não está sozinho (a) nessa! ????
Quando enfrentamos um grande desafio ou passamos por algum momento difícil, a primeira sensação é de estarmos sozinhos. Que apenas você não passou, apenas você erra e poderia ter escolhido outro caminho. Não se culpe, você não está sozinho! Não deixe que o sofrimento te prenda. Todos nós estamos sujeitos a errar, não se compare com ninguém. Tenha em mente que todas essas dificuldades estão te preparando para uma versão melhor de você, aprenda a ser humilde e justo com você.
4- Saiba que é só uma fase ⌛
É fato que nada nesta vida é eterno, tudo é transitório, tudo passa. Com certeza você irá rir disso tudo no futuro. Assim, mantenha o foco no seu objetivo e evite a cultura do imediatismo.
5 – Não tenha medo de fracassar ?
O medo tende a nos paralisar, não é mesmo? Mas o medo nada mais é que um mecanismo de proteção. No entanto, tenha cuidado para ele não te atrapalhar. Todos nós possuímos esse sentimento e criar uma grande expectativa em torno de nossos objetivos torna ainda pior, pois irá estagnar o seu planejamento de estudos. Por isso, não deixe o medo te dominar e mantenha o equilíbrio.
Leia também: Concentração na hora de estudar e responder as questões da 2° fase OAB
Gostou dessas dicas? Esperamos que seja um diferencial nessa jornada. E não esqueça: motive-se, insista e não desista! Essa fase irá passar e sua carteirinha irá chegar. Mas, para isso, siga nossas dicas, assista as aulas, não esqueça de seguir nosso cronograma e realize os simulados.
Vamos juntos!