Peça prática
No próximo dia 22 de setembro, acontece a 2ª Fase do 41º Exame de Ordem. Faltando pouco mais de um mês, a peça prática costuma tirar o sono dos examinandos e causar ainda muita insegurança para quem vai enfrentar a prova subjetiva. Além das dificuldades já esperadas, tem também o tempo de prova, que você deve levar em consideração na hora de simular a elaboração da peça. Uma boa saída, é a montagem de um esqueleto da peça profissional. Nada mais que uma estrutura abreviada de todos os elementos que devem compor o trabalho. Vamos falar sobre a Construção da peça profissional 2ª Fase OAB.
Leia também: O peso das questões e peça na 2ª Fase OAB.
Dicas para montagem do esqueleto da peça profissional
De cara, procure ler com atenção o enunciado e identifique a peça.
Entenda o problema que você identificou e, tomando como exemplo Penal, observe o seguinte:
– O tipo penal que está sendo tratado pelo problema.
– Qual a ação penal.
– Atenção para o rito processual bem como o momento processual.
– Sinalize as partes, a competência e, se for o caso, a situação prisional.
– Finalmente, formule teses preliminares, de mérito e subsidiárias. Fazendo uma espécie de sumário com aquelas teses que serão levantadas.
Atenção especial para alguns detalhes:
Assinatura da peça: NÃO assine ou coloque o seu nome na peça. Veja o que diz o Edital:
3.5.2. O caderno de textos definitivos da prova prático-profissional não poderá ser assinado, rubricado e/ou conter qualquer palavra e/ou marca que o identifique em outro local que não o apropriado (capa do caderno), sob pena de ser anulado. Assim, a detecção de qualquer marca identificadora no espaço destinado à transcrição dos textos definitivos acarretará a anulação da prova prático-profissional e a eliminação do examinando.
Conheça AQUI nossos cursos para 2ª Fase OAB.