Direito Financeiro no Exame de Ordem. O que pode cair na prova OAB? Está é a terceira e última postagem sobre a inclusão das três novas matérias na primeira fase da OAB a partir do 38º Exame de Ordem. Fizemos um criterioso levantamento de temas e assuntos mais cobrados pela FGV em seus concursos. Assim, podemos ir nos familiarizando com a nova disciplina.

    Leia também: Direito Eleitoral no Exame de Ordem

    Direito Financeiro no Exame de Ordem

    O Direito Financeiro é uma área do Direito que regula as atividades financeiras do Estado. É um tema recorrente em concursos públicos, tanto na área fiscal quanto em outras áreas de atuação do Estado. E também vai ter Direito Financeiro no Exame de Ordem. Entre os assuntos mais cobrados em concursos públicos de Direito Financeiro, destacam-se:

    Orçamento público

    Uma boa dica para estudar Direito Financeiro. Esse é um dos assuntos mais cobrados em provas de Direito Financeiro. Os candidatos precisam estar familiarizados com os conceitos e regras que regem o orçamento público, bem como com as leis e normas que o regulamentam.

    Direito Financeiro no Exame de Ordem: Lei de Responsabilidade Fiscal

    A LRF é uma das leis mais importantes do Direito Financeiro e, por isso, é um tema recorrente em concursos públicos. Os candidatos devem conhecer os princípios e regras da LRF, bem como as sanções previstas em caso de descumprimento.

    Receita pública

    Outro assunto bastante cobrado em provas da FGV sobre Direito Financeiro. Trata-se da receita pública. Os candidatos devem estar familiarizados com as fontes de receita do Estado, bem como com as regras que regem sua arrecadação e utilização.

    Despesa pública

    Assim como a receita pública, a despesa pública é um tema recorrente em concursos públicos de Direito Financeiro. Os candidatos devem conhecer os tipos de despesa pública, bem como as regras e limites para sua realização.

    Dívida pública

    Por fim, a dívida pública é outro assunto bastante cobrado em provas de Direito Financeiro. Os candidatos devem conhecer as regras que regem a contratação e pagamento da dívida pública, bem como seus impactos no orçamento público e na economia do país.

    Direito Financeiro no Exame de Ordem

    Esses são alguns dos assuntos mais cobrados em concursos públicos e que podem vir a ser utilizados em Direito Financeiro no Exame de Ordem. É importante ressaltar que, além desses temas, os candidatos também devem estar familiarizados com as normas e princípios que regem a administração financeira do Estado, bem como com as questões relativas ao controle interno e externo das contas públicas.

    Share.