Faltando menos de 40 dias para a 1ª Fase do 39º Exame de Ordem, fazer uma boa revisão para prova OAB é uma boa forma de estudar e não esquecer o que estudou. Isso é importante porque temos muitas matérias no Exame de Ordem e assuntos diversos para serem estudados. Sendo assim, é bem normal que fique difícil de lembrar os assuntos que estudou há um certo tempo. Mas com uma revisão direcionada é possível contornar isso.

    Leia também: Faltam 60 dias para a 1ª Fase OAB.

    Revisão para prova OAB: Afinal, por que Esquecemos?

    É muito comum o esquecimento de alguns temas devido a quantidade de informações que recebemos ao longo do dia e também aos fatores emocionais que podem influenciar. Você já parou pra pensar o quanto utiliza o celular na sua hora de descanso? Quantas vezes por dia o nosso descansar é passar um bom tempo no ZAP, instagram ou twitter? Acontece que esse “descanso” é um acúmulo contínuo de informações que serão processadas pela nossa mente. Isso acaba “apagando” algumas informações estudadas.

    Curva do Esquecimento

    Criado pelo psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus, a curva do esquecimento aponta que quanto mais o tempo passa, mais nos esquecemos do que foi estudado. E com o estudo ele desenvolveu um gráfico que pode te ajudar nas revisões, porque foi descoberto que existe uma relação entre a retenção de informações adquiridas e o tempo em que elas permanecem em nossa memória. Certamente, fazer uma fazer uma boa revisão para prova OAB vai te ajudar a manter memorizado os assuntos mais relevantes.

    Construindo uma Rotina de Revisões

    A construção de um rotina de revisões é o ponto alto dessa estratégia de estudo. Existem vários sistemas que aliam os dados da curva de esquecimento e constroem técnicas que dizem de quanto em quantos dias é necessário realizar uma revisão para prova OAB.

    Então vamos lá, a mais famosa delas é a revisão que obedece o seguinte ciclo:

    – 1ª revisão: imediata

    – 2ª revisão: 24 horas após o estudo

    – 3ª revisão: 7 dias após o estudo

    – 4ª revisão: 30 dias após o estudo

    – Revisões seguintes de 30 em 30 dias

    Outra dica é o aproveitamento dos materiais de estudo como resumos e  mapas mentais. A hora da revisão é o momento perfeito para utilizar esses materiais.

    Uma boa revisão para prova OAB pode Solucionar o Problema?

    A técnica de estudos por revisão contribui bastante para a manutenção dos assuntos na nossa mente. Mas também há outros fatores para levarmos em consideração e ajudar ainda mais a preservar o conteúdo já estudado. Se liga nas dicas:

    – É preciso ter uma convivência regrada com redes sociais, um consumo de informações sem exageros e descanso!

    – Limpeza de sono: limpar o sono é se desligar do mundo algum tempo antes de dormir. Ou seja, ficar no celular até cair no sono é prejudicial para uma boa noite de descanso.

    – Exercício físico: aqui, o exercício físico deve ser pensado como um método de afastar a ansiedade. Você sabia que ao se exercitar são liberadas a endorfina e a seretonina? Elas ajudam no bem estar emocional, melhorando o estado de humor, além de trazer uma sensação de mais produtividade.

    – Leitura: a leitura de livros de ficção, romance entre outros tipos podem também te ajudar a memorizar. Isso porque, leituras de livros não didáticos, são leituras relaxantes. Auxiliando, inclusive, a facilitação da leitura e da assimilação de conteúdos. Agora faça já a sua revisão para prova OAB.

    Share.